FAQ

1 – Sobre o curso

1.1 – O curso é gratuito?
O curso é totalmente gratuito e a distância, o material é disponibilizado na plataforma do curso podendo ser acessado online ou offline.

1.2 – Quem poderá participar?
Este curso é destinado aos profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social. Profissionais de outras áreas (Conselheiros, Educadores, Juízes, Promotores e profissionais que atuam na área psicossocial dos Juizados Especiais Criminais – JECs e Varas da Infância e da Juventude, Comunidades Terapêuticas etc.) poderão obter informações sobre as capacitações oferecidas pela SENAD no link http://www.obid.senad.gov.br

1.3 – Curso superior é necessário?
Esse é um dos critérios que serão analisados.

1.4 – Quem já participou poderá fazê-lo novamente?
Devido ao elevado número de profissionais interessados no Curso SUPERA, a seleção dos alunos priorizará aqueles que ainda não foram capacitados em edições anteriores.

1.5 – Posso participar sem computador?
O material é distribuído de forma digital (onlin) portanto, será necessário que você tenha acesso a algum computador (parentes, amigos ou lan-house) para realizar as atividades obrigatórias do curso.

1.6 – Quais recursos o meu computador precisa ter?
Conexão com a internet, navegador atualizado (Internet Explorer 9.0 ou mais recente, Google Chrome ou Mozilla Firefox).

1.7 – O que fazer se meu computador não tem conexão com a internet?
Utilize o mesmo computador pelo qual você se inscreveu (ou de parentes,amigos ou lan-house) para acessar o curso e material.

1.8 – O curso é o mesmo das edições passadas?
Sim, porém, o material é atualizado de acordo com as legislação e portarias vigentes a cada edição bem como o material complementar do curso.

1.9 – Qual a metodologia empregada?
Este curso é apresentado como um programa de Educação Continuada a Distância e conta com uma equipe de tutores que acompanham os alunos no decorrer do curso. Eles estarão disponíveis para orientações gerais sobre o curso, esclarecimentos de dúvidas relativas ao conteúdo e auxílio nas avaliações apresentadas no final de cada módulo. Para mais informações sobre o curso poderá visitar a página “O curso SUPERA”

1.10 – Qual o conteúdo programático do curso supera?
Os conteúdos de ensino do SUPERA foram distribuídos em sete módulos:

  • O uso de substâncias psicoativas no Brasil
  • Efeitos de substâncias psicoativas
  • Detecção do uso e diagnóstico da dependência de substâncias psicoativas
  • Intervenção Breve
  • Atenção Integral na rede de Saúde
  • Modalidades de tratamento e encaminhamento
  • O Sistema Único de Assistência Social e as Redes Comunitárias

1.11 – Residente em outro país poderá participar do curso?
Qualquer pessoa com acesso à internet e CPF poderá participar do curso.

1.12 – Fiz o curso em outras edições do SUPERA e não recebi Material ou Certificado?
Informamos que a partir da 5ª edição do curso SUPERA tanto o material como o certificado são disponibilizados no formato digital, sem a distribuição impressa do mesmo.

1.13 – Quais cursos de EAD (Ensino a Distância) estão disponíveis?
As informações sobre as capacitações oferecidas pela SENAD e seus respectivos cronogramas de inscrições podem ser encontrados na página http://www.obid.senad.gov.br. A parceria SENAD/UNIFESP é responsável apenas pelos cursos SUPERA e Fé na Prevenção.

2 – Sobre a inscrição

2.1 – Inscrição, como proceder?
A inscrição é realizada por meio do preenchimento de um formulário on-line por meio do link https://www.supera.senad.gov.br/@/inscricao/sup11-12/

2.2 – A inscrição só poderá ser realizada pela própria pessoa?
Sim. No ato da inscrição o candidato responderá a diversas questões e dentre elas deverá criar um usuário e senha, cujos dados, não deverão ser fornecidos a terceiros por questão de segurança.

2.3 – Fiz a inscrição, mas continuo recebendo o e-mail de divulgação. Preciso me reinscrever?
Se você já fez a inscrição e a confirmou através do link [INSCRIÇÃO – SUPERA – 11ª/12ª Edições] Validação de pré-inscrição, enviado ao seu e-mail, não é necessário repeti-la.

2.4 – Terminei minha inscrição mas ainda não recebi meu e-mail de confirmação. O que fazer?
Verifique o filtro de SPAM do seu serviço de e-mail, alguns provedores email tem a função de ANTISPAM e/ou se forneceu o e-mail correto, caso note um erro no e-mail veja a resposta da pergunta 3.8

2.5 – Onde confirmo a inscrição?
O link para a confirmação da inscrição é https://www.supera.senad.gov.br/@/inscricao/sup11-12/ . Ele é enviado por e-mail junto ao código de confirmação de inscrição. Caso não tenha recebido o e-mail veja como proceder na resposta da pergunta 2.4

3 – Problemas de inscrição

3.1 – O que preencher nos campos?
É imprescindível que o interessado forneça todas as informações solicitadas, sobretudo aquelas sinalizadas nos campos obrigatórios. Caso eles não estejam preenchidos corretamente, o campo será destacado e será exibida uma mensagem informando o erro:

3.2 – Podem me enviar uma ficha de inscrição que não seja pelo site?
Infelizmente, não. As inscrições serão realizadas apenas através do site.

3.3 – Não aparece botão para prosseguir com a inscrição. O que fazer?
Tente recarregar a página ou reiniciar o processo de inscrição. Se o problema persistir, tente atualizar seu navegador ou caso não exista atualização disponível, use um navegador recente como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Se mesmo assim persistir o problema siga os passos do item 3.16.

3.4 – O sistema informa que já estou inscrito?
Se você se candidatou para outras edições do curso, informe o nome de usuário e senha obtidas na ocasião anterior. Se não conseguir localizá-los, envie-nos um e-mail informando no assunto da mensagem que se trata de uma recuperação de usuário e senha e no corpo da mensagem seu CPF e nome completo.

3.5 – O sistema apresenta erros ao tentar concluir a inscrição?
Devido a grande quantidade de canditatos realizando a inscrição no curso, podem ocorrer sobrecargas momentâneas no site, dificultando assim a sua inscrição. Espere algum tempo e tente novamente.

3.6 – Digitei meu nome errado quando me inscrevi. O que fazer?
Envie um e-mail para o Suporte do curso SUPERA, clicando aqui solicitando a correção com o título do e-mail “Correção de nome” e no corpo do e-mail seu CPF e o nome correto.

3.7 – Digitei informações erradas quando me inscrevi. O que fazer?
Envie um e-mail para o Suporte do curso SUPERA, clicando aqui solicitando a correção informando no título do e-mail que se trata de uma correção de cadastro e no corpo do e-mail seu CPF e a correção desejada.

3.8 – Digitei meu e-mail errado quando me inscrevi. O que fazer?
Caso tenha digitado o seu email incorreto e não consegue confirmar sua pré inscrição acesse https://www.supera.senad.gov.br/@/inscricao/sup11-12/ , insira novamente seu CPF e siga para o Passo 2, preencha os campos “Usuário” e “Senha” conforme cadastrado por você e siga para o Passo 3, no Passo 3 preencha apenas o campo “Novo e-mail” e clique em “Alterar o email de cadastro”. Pronto, um novo código será gerado e enviado para o email.

3.9 – O link me leva à página de inscrição novamente. O que fazer?
O link para a confirmação da inscrição é https://www.supera.senad.gov.br/@/inscricao/sup11-12/
Ele é enviado por e-mail junto com um código de confirmação de inscrição.O redirecionamento do candidato para a página de inscrição após digitação de seu CPF ocorre porque o CPF digitado não foi encontrado no sistema. Atente para a correta digitação de seu CPF.

3.10 – O sistema informa que existe um erro em relação ao número de caracteres digitados. O que fazer?
Sugerimos que você digite os caracteres ao invés de copiá-los e colá-los. Caracteres não visíveis podem ser transportados durante o processo.

3.11 – Ao tentar confirmar a inscrição o sistema informa que meu usuário e/ou senha estão incorretos. O que fazer?
Você observará que no passo 2, existe um botão que dá a possibilidade de recuperação de usuário e senha, veja abaixo:

Clique no botão “recuperar dados de acesso” e em breve receberá no e-mail cadastrado estes dados necessários para prosseguir com a confirmação de sua inscrição.
Caso não tenha recebido o e-mail veja orientações da pergunta 3.8

3.12 – Ao tentar me inscrever, meu CPF não é aceito. O que fazer?
Verifique se digitou corretamente os números do CPF (sem pontos, hífen ou espaços).

3.13 – Durante a inscrição o site fica verificando o CPF e não vai para o próximo passo. O que está acontecendo?
Devido a grande quantidade de candidatos realizando a inscrição no curso, podem ocorrer sobrecargas momentâneas no site, dificultando assim a sua inscrição. Espere algum tempo e tente novamente.

3.14 – Como saber se a minha inscrição foi confirmada com sucesso?
Caso não tenha recebido um email com a confirmação de inscrição, para saber se está inscrita siga os passos clicando no link a seguir https://www.supera.senad.gov.br/@/inscricao/sup11-12/.

  • Passo 1 – Insira seu CPF, clique no botão Passo 2.
  • Passo 2 – Informe seu usuário e senha, clique em Passo 3.
  • A próxima tela irá informar a situação da sua inscrição.

3.15 – Não recebi o CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO, O que está acontecendo?
Caso não tenha recebido o código, verifique no seu e-mail na pasta de SPAM ou verifique se o seu provedor de email não possui o ANTISPAM. Se não estiver nestas pastas, clique em https://www.supera.senad.gov.br/@/inscricao/sup11-12/ insira seu CPF clique no botão Passo 2, no passo seguinte insira o usuário e a senha cadastrado na inscrição e clique no botão Passo 3, neste passo há a opção de clicar no botão “RECUPERAR CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO”. Caso mesmo assim não tenha sido possível confirmar, utilize outro navegador como Google Chrome ou Mozilla Firefox. Após a confirmação de inscrição aguarde o processo de seleção para o curso SUPERA.

3.16 – Como limpar o cache do meu navegador de internet?
Para solucionar o problema, basta seguir um dos passos descritos abaixo, dependendo do navegador que você esta utilizando.

Navegador Google Chrome:

  1. Abra o Chrome.
  2. Na barra de ferramentas do seu navegador, clique em Mais(mais).
  3. Passe o cursor do mouse sobre Mais ferramentas e, em seguida, clique em Limpar dados de navegação.
  4. Na caixa “Limpar dados de navegação”, clique nas caixas de seleção Cookies e outro site e dados do plug-in e Imagens e arquivos em cache.
  5. Use o menu na parte superior para selecionar a quantidade de dados que você deseja excluir. Escolha Desde o começo para excluir tudo.
  6. Clique em Limpar dados de navegação.

Navegador Mozilla Firefox

  1. Clique no menu New Fx Menu e selecione Preferências
  2. Selecione o painel Avançado.
  3. Clique na aba Rede.
  4. Na seção Cache de conteúdo web, clique em Limpar agora.
    clear cache incontent
  5. Feche a janela about:preferences. Quaisquer alterações feitas serão salvas automaticamente.

4 – Sobre a seleção

4.1 – Como é feita a seleção dos alunos para o curso?
Os critérios de seleção são estabelecidos pela SENAD visando atender as necessidades de capacitação do público-alvo (profissionais da área da Saúde e da Assistência Social) e as demandas do programa “Crack é possível Vencer”.

4.2 – Já me inscrevi quando saberei se fui selecionado?
As datas de início do curso serão divulgadas após o período de seleção dos alunos, os quais receberão um e-mail com o resultado da seleção.

4.3 – Vocês me informarão se eu não for selecionado(a)?
Todas as pessoas que confirmarem a inscrição receberão um e-mail com o resultado, independentemente de terem sido ou não selecionadas.

4.4 – Quais são as datas e horários que terei que disponibilizar caso seja selecionado para o curso supera?
A modalidade de EAD (Ensino a Distância) permite que o aluno estude de forma independente, de acordo com seu próprio ritmo de aprendizagem e disponibilidades de horário.

4.5 – Após a pré-inscrição não tenho acesso ao curso?
O acesso ao curso só será liberado após o processo seletivo, o candidato que for selecionado deverá efetivar sua matrícula, somente após a matrícula que o acesso ao curso será liberado.